O esporte fino masculino é um dos termos que mais confunde os homens quando o assunto é moda. Por isso, se você recebeu algum convite ou vai a um evento onde sugeriram esse tipo de traje, não se preocupe! Você vai perceber que ele já deve fazer parte do seu dia a dia e que é possível adicionar mais coisas que você curte.
Afinal, o que significa esporte fino?
O termo parece confundir, especialmente pela palavra “esporte”. Essa categorização está muito ligada a convite para eventos, que costumam separar os trajes entre “esporte fino”, “social” e “passeio”.
Dá para dizer que o esporte fino é justamente aquilo que está entre o social e a roupa de passeio. É uma peça para eventos sociais, mas que não exige toda a pompa de roupas tão sociais quanto terno, gravata, sapatos lustrosos e afins.
Mas também não pense que dá para ir com aquele conjunto de camiseta estampada, jeans e tênis baixo.
A ideia da roupa esportiva é ser confortável, que não deixa abafado, e o termo “fino” fica por conta da roupa ser confortável, mas com elegância. Ficou curioso para saber como colocar tudo isso na prática? É só seguir lendo os próximos tópicos.
Como se vestir no estilo esporte fino
Então vamos lá desmistificar o tal do esporte fino. Se você trabalha em escritório, é muito provável que você já use esse tipo de roupas no dia a dia.
A camisa do estilo esporte fino
Começando pela camisa, item fundamental de qualquer combinação esporte fino, essa peça não precisa ser aquela camisa branca comum. As camisas lisas em tons neutros são as favoritas e mais recomendadas, mas nada impede que você use peças com listras e pequenos padrões discretos. O ideal é evitar estampas.
Para ficar mais confortável, opte por usar uma regata de algodão básica por baixo, de preferência na cor branca.
Esporte fino: com ou sem gravata?
Esse é o ponto mais discutido sobre o esporte fino. A gravata não seria uma peça muito formal? Se você tem o costume de usar, é bom que ela combine com a calça e os demais acessórios. As chances de errar ou exagerar são grandes se você não tem muitas roupas sociais, então, se for usar, tenha cautela e aposte nas cores mais básicas o possível.
A segunda peça esporte fino
Terno, smoking, nada disso! Se a ideia é ir ao evento com um pouco mais de informalidade, você deve evitar essas peças. O blazer é a peça de esporte fino por excelência. Essa é a roupa que você pode escolher para dar aquele diferencial na combinação e imprimir o seu estilo em qualquer ocasião.
Afinal, existe uma infinidade de estilos de blazers. Contudo você não precisa ficar passando calor, tá bem? Use blazers leves e abertos, e se o calor for grande, não precisa usar terceira peça.
Apesar de pouco comum, não é um grande problema usar camisa de manga curta, desde que seja bem neutra, mas seria mais interessante dobrar a manga da camisa longa, isso oferece um toque extra no estilo.
Caso necessário, você pode usar um suéter mais social, com gola em V, especialmente se for de gravata, isso vai dar um destaque bem legal na região. Agora, se o frio for rigoroso, dá para usar casacos sociais, também, existem muitos modelos cheios de bom gosto.
A calça esporte fino
Não precisa se sentir obrigado a usar calça social, combinado? Na verdade, calças de sarja, brim e chino são as peças ideais para selar o conjunto. Elas são confortáveis, bem frescas de usar e são muito versáteis.
Tons como caqui, bege, off white, marrom, verde militar e preto são ideais para criar uma série de grandes combinações. Não deixe de usar um bom cinto para fechar o conjunto, de preferência um que combine com o sapato.
Escolhendo um sapato esporte fino
Existe um gênero só para sapatos esporte fino, e são bem fáceis de achar. O ideal é evitar tênis e também os sapatênis. Sapatos muito lustrosos e de bico fino muitas vezes acabam não combinando com o tom de informalidade.
O ideal é usar couro, em modelos como o Brogue e o Loafer, que são os subgêneros criados justamente para preencher esse nível de formalidade.
Os acessórios esporte fino
A prata usada nos acessórios é sempre de muito bom gosto. O couro também é ótimo na pulseira do relógio, mas evite usá-la individualmente. Aneis, correntes, todos esses acessórios são válidos, mas com bastante discrição.
Sabe um outro tipo de acessório que passou a fazer parte da nossa vida também? A máscara antiviral. Ela é tão recente que não existe um “protocolo” ou o famoso “dress code”, mas o ideal é optar pelas máscaras lisas, de preferência brancas ou pretas.
Conhecer mais sobre o estilo vai te fazer querer criar seus próprios conjuntos, e acredite, a gente acaba pegando gosto por esse estilo, e aqui na LaVibora você tem todos. É só seguir nossos blogs e nos encontrar nas redes sociais para acompanhar mais conteúdos!