Você planejou uma viagem à praia e quer saber qual o tipo de sunga ideal para seu corpo e estilo? Aqui, neste post, vamos falar sobre os modelos mais usados atualmente, assim como explicar um pouco da história da peça – você vai ver como cada design chegou onde está hoje.
Fica ligado no conteúdo desse post e aprenda a escolher o tipo mais adequado à sua personalidade e tipo físico! Bora?
Sunga masculina: um item prático, moderno e estiloso
Quando procuramos uma sunga nova para completar nosso look praia masculino, nos deparamos com uma grande diversidade de cores, modelos e estampas. Desde as tradicionais às boxers, as sungas trazem cortes e cores diversificadas que tornam a ida do homem moderno à praia muito mais confortável e, claro, estilosa.
Mas não pense que escolher a mais adequada é uma tarefa fácil: a peça precisa vestir bem, combinar com nosso estilo pessoal e ainda com nosso tipo físico. É muito criterioso, não é? Mas, apesar disso, são insubstituíveis, e o esforço vale muito a pena.
A sunga é um item praticamente obrigatório para quem pratica esportes aquáticos, tanto pelo caimento ajustado no corpo quanto pelo tecido. Esses elementos, juntos, resultam em melhor hidrodinâmica – e, consequentemente, em melhor performance.
Mas ela não se limita ao esporte. Seja para usar na praia, piscina ou rio, é o item mais adequado para proporcionar o conforto que precisamos para curtir o verão da melhor forma, sem apertar o corpo, provocar atritos ou correr o risco de cair durante aquele mergulho (quem nunca? rs).
Com tantas vantagens, supomos que a sunga existe desde sempre, né? Mas não, a peça é um artigo recente no mundo da moda. Aliás, ela tem uma história bem curiosa de evolução, e passou por muita coisa antes de se tornar o que é hoje.
Para conhecer os modelos de sunga encontrados nas praias, vale a pena descobrir como chegamos onde chegamos. Olha só:
A evolução da sunga: modelos em cada período da história
O darwinismo da sunga começa com… nada! Isso mesmo, no século XIX, nadar “peladão” era muito comum em rios e mares, sem proibição.
A partir de 1860, nadar nu foi estritamente proibido em locais públicos no Reino Unido. Esse foi um marco inicial para a roupa de banho masculina começar a ganhar espaço na moda, e foi passando por adaptações até chegar nos modelos de hoje.
Vale ressaltar que, apesar de tantas modificações, as roupas de banho para homens sempre foram muito diferentes das roupas para mulheres, que tinham mais rigor de acordo com os costumes de cada época.
As primeiras roupas de banho para homens eram bem pesadas, feitas de lã tricotada, em cores escuras e sóbrias para evitar a transparência quando molhadas. A cor preta era predominante, e os modelos mais pareciam com calção. Nada usual, não é mesmo?
O uso da sunga propriamente dita se tornou popular apenas em 1970, época em que o corte mais se assemelhava a um pequeno short do que ao modelo que conhecemos hoje. E foi a partir dos anos 80 que os modelos começaram a se tornar mais justos, cavados e baixos no cós, deixando o corpo mais à mostra. E assim nasceu a primeira versão da sunga tradicional que usamos hoje.
Comprovando que a moda é cíclica, em 1990 houve uma releitura dos modelos mais largos, dessa vez com um toque mais moderno. E foi nos anos 2000 que materiais próprios foram desenvolvidos, com o objetivo de diminuir o atrito com a água e trazer mais performance à natação.
Viu só como cada modelo que encontramos hoje têm uma história, um passado que o torna mais interessante? Agora, dando um salto para 2021, é hora de conhecer os modelos que fazem sucesso atualmente na moda;
Modelos de sunga: como escolher o melhor?
Existem, basicamente, 5 modelos de sunga: cavada, slip, tradicional, boxer e sunga short. Conheça cada um deles:
Sunga cavada
Este é o modelo mais cavado e com menos tecido de todos. Possui corte lateral bem estreito, com 7cm ou menos. Conhecido também como Brief e Speedo, é pouco usado nas praias, pois expõe bastante o corpo e normalmente deixa os homens desconfortáveis.
- Quem usa esse modelo: a sunga cavada é muito utilizada por fisiculturistas e atletas em competições, pois cobrem a genitália e deixam os músculos à mostra.
Sunga slip
O modelo slip é um pouco mais largo que o modelo anterior, com as laterais de 10 cm. É o intermediário entre o cavado e o tradicional.
- Quem usa esse modelo: embora também seja pouco utilizada, essa modelagem é adequada para diversos tipos físicos, especialmente os mais baixos, que desejam criar um efeito de alongamento nas pernas.
Sunga tradicional
A sunga tradicional é a mais conhecida e utilizada pelos homens brasileiros. O modelo vai até pouco acima do início da coxa, sendo preferido pela maioria justamente por não ser muito cavado nem muito largo – garantindo o conforto nos movimentos e bem-estar. Nesse sentido, é o mais democrático: vai bem com todos os corpos e estilos tranquilamente!
O que diferencia as peças desse modelo são as estampas; elas que determinam se é uma peça clássica ou contemporânea.
- Quem usa esse modelo: o design dessa sunga é adequada para todos os tipos de corpo, pois é equilibrado e combina com qualquer tipo físico. Se você tem dúvida e se sente inseguro com qual tipo seu corpo vai combinar mais, aposte nesse – não tem erro!
Sunga boxer
A sunga boxer tem design similar à famosa cueca boxer, mais comprida e larga do que a tradicional. Ela é uma evolução das sungas criadas em 1990, mas com caimento moderno e tons e estampas contemporâneos. Ela também é super versátil, e dificilmente alguém não vai ficar bem com uma boxer.
- Quem usa esse modelo: ela é a que mais se aproxima da sunga short, pois possui mais tecido e cobre mais o corpo. Desse modo, é a favorita entre os homens mais altos, pois não causam o efeito de alongamento das pernas. Os homens discretos e tímidos também preferem esse modelo por cobrir mais o corpo. E, claro, essa também é do time dos modernos, que não abrem mão de um modelo diferenciado e estiloso.
Sunga Short
Esse modelo é praticamente um short masculino com tecido e caimento de sunga. Não é muito comum no Brasil, mas tem seus adeptos mundo afora.
- Quem usa esse modelo: ele fica ótimo para homens altos. Já os homens baixos podem sofrer o efeito de “achatamento”, parecendo que as pernas são ainda mais curtas.
As estampas fazem toda a diferença
Após encontrar o modelo mais adequado a você, é momento de escolher a tonalidade e a estampa ideais. A boa notícia é que a indústria da moda praia está acompanhando veemente as tendências urbanas, adicionando aquele toque litorâneo que a gente tanto curte.
Se antes as roupas de banho para homem eram sempre pretas, sóbrias e sem graça, atualmente existem cores e estampas moderníssimas que fazem da sunga a protagonista do look praia – folhagens, flores e figuras geométricas são apenas alguns exemplos de padrões adotados.
Assim, fica mais fácil encontrar a peça que mais harmoniza com seu estilo pessoal, do dia a dia. Nesse sentido, encontrar a sunga perfeita não se limita a vestir bem, mas também a transmitir um pouco de quem nós somos.
E aí, curtiu esse post? Esperamos ter ajudado na procura pela sunga ideal para compor seu look praia masculino.
Para ter inspirações, dá uma olhada em nossa página do instagram – postamos constantemente fotos de opções que estão em alta para te ajudar a aproveitar a melhor estação do ano com muito style!